Os Voluntários e Voluntárias das Nações Unidas chegaram em El Salvador para implementar um programa de Redução de Risco de Desastres e Segurança Alimentar em uma das áreas mais vulneráveis do país. Ao chegarem no departamento de San Viciente, onde vão morar e trabalhar por um ano, foram recebidos por uma forte chuva que durou mais de sete dias e causou grande destruição em todo país. O programa foi imediatamente paralisado, mas o espírito de voltuariado permaneceu vivo, e eles trabalharam junto com o Comitê de Proteção Civil local dando suporte técnico e indo a campo para ajudar as famílias mais necessitadas.
As ações principais incluíram: Apoio com organização de três albergues onde se encontravam mais de 500 pessoas, montagem de cestas básicas para as famílias mais atingidas, avaliação dos riscos de deslizamento do vulcão de San Vicente, avaliação de perdas e danos locais, e etc...
Quando as chuvas cessaram e o trabalho de emergência deu espaço para os programas de reabilitação e reconstrução, os Voluntários e Voluntárias das Nações Unidas aproveitaram o fim de semana para prestar uma homenagem ao 66° aniversário da ONU, ao espírito do voluntariado, e ao seu país sede: Desceram até a cratera do vulcão de San Salvador e em seu centro escreveram: UNV Brasil.
Foram mais de cinco horas de caminhada e escaladas que valeram muito a pena, não só pela linda paisagem, mas também pela homenagem prestada à todos os Voluntarios e Voluntárias que estão longe de seu país, de seus familiares e amigos por um mundo melhor!